CEP – Direitos Humanos

O Curso de Especialização Profissional em Direitos Humanos, destinado a Oficiais e Praças, tem como objetivo habilitar o policial militar aos conhecimentos, técnicas e habilidades em Direitos Humanos, alicerçado nos princípios e documentos de Direito Internacional, como os de Direito Internacional dos Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário, com seus instrumentos de proteção e sua incorporação ao Direito Brasileiro, relacionando-os com a atividade policial militar. Realizado no período de aproximadamente trinta dias, o curso em epígrafe pretende ainda subsidiar os discentes na atividade de docência na instituição, servindo como difusores desses conhecimentos.

Grade Curricular

CEP – Internacional de Multiplicador de Polícia Comunitária

O Curso de Especialização Profissional Internacional de Multiplicador de Polícia Comunitária tem como objetivo dotar de conhecimentos os policiais militares para aplicarem de maneira correta a organização, administração e execução das atividades de Polícia Comunitária, nos moldes Koban/Chuzaisho. Tem como objetivo também capacitá-los para multiplicar a filosofia e estratégia institucional de Polícia Comunitária. Os discentes tem a oportunidade de assistirem aulas teóricas e também práticas, quando vão conhecer “in loco” o trabalho realizado nas Bases Comunitárias de Segurança.

Grade Curricular

CEP – Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária

O Curso de Especialização Profissional Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária tem como objetivo dotar oficiais e praças de conhecimentos que lhes deem condições de desenvolverem aptidões cognitivas e comportamentais na adoção da Filosofia de Polícia Comunitária como ação eficaz de polícia, somado a técnicas adequadas de organização, administração e execução do Programa de Policiamento Comunitário, permitindo assim a difusão destes saberes.

Grade Curricular

EEP – Policiamento de Bases Comunitárias de Segurança

O Estágio de Especialização Profissional Policiamento de Bases Comunitárias, realizado em dois dias, tem como objetivo capacitar tecnicamente a praça policial militar para atuar nas Bases Comunitárias de Segurança no exercício do Programa de Policiamento Comunitário. Durante o estágio, o discente recebe conhecimentos sobre a filosofia e estratégia institucional de Polícia Comunitária, sua origem e aplicação, além das ações sociais e projetos desenvolvidos pelas Bases Comunitárias de Segurança, Bases Comunitárias de Segurança Distrital e Postos Policiais-Militares da PMESP.

Grade Curricular

CEP – Formação de Docência do PROERD

O Curso de Docência do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD é composto de 80 h/a, realizado em duas semanas e capacita o policial aprovado a ministrar instruções do currículo PROERD (educação infantil, 5º e 7º anos do ensino fundamental e pais ou responsáveis). Durante o curso é realizado também um estágio prático com todos os policiais militares alunos, que ministram aulas em escolas, geralmente públicas, para o 5º ano, sob a supervisão de um mentor experiente do programa e só então o PM estará apto ou não para se tornar um instrutor PROERD.

Grade Curricular
Carga Horária de Direitos Humanos nos cursos corporativos
Carga Horária de Polícia Comunitária nos cursos corporativos